Metod.

O blog 24/06/2011
Este blog foi criado especialmente para o desenvolvimento do Projeto UCA- Um Computador por Aluno. A ideia de trabalhar com blogs na sala de aula surgiu quando tive que definir meu TCC na Pós-graduação que fiz pela PUC-Rio em 2009-2010 em Tecnologias na Educação. No trabalho que tinha como título: "A Educação é muito melhor com o uso das mídia", defendi que trabalhar com blogs seria muito vantajoso.
No momento estou trabalhando na produção de textos: Artigo de Opinião e Crônicas. Claro que é apenas o início e estamos longe de ser escritores consagrados e também nem queremos tanto. Mas alguns alunos já se destacam.
Após trabalharmos vários textos de autores consagrados e estudarmos as características dos textos já citados, propus aos alunos que escrevessem, ou melhor, digitassem e publicassem no blog. Em seguida todos juntos vamos corrigindo os textos e fazendo adaptações. Aproveitamos os conteúdos de gramática para trabalhar dentro do texto. 
Por esse motivo acharão textos ainda sem o polimento necessário, mas isso faz parte do processo. É interessante preparar os alunos para não se intimidarem em escrever, pois ninguém começa já sabendo fazer. Outro cuidado que tomei é de não liberar os comentários para quem não faz parte do blog. Só os alunos e eu podemos comentar desde que estejamos logado.
Para quem não faz parte do blog e queira comentar pode ir em CONTATOS e mandar comentários, críticas e sugestões nos emails lá disponíveis. 

O início do Projeto 01/07/2011
O pontapé formal foi dado há poucos dias, mas desde o nício do ano já estamos trabalhando com os uquinhas. Do mesmo modo que fomos preparados através de cursos tentamos reproduzir em sala. Tentamos fazer a apropriação tecnológica, com dificuldades é claro, pois não nos sentíamos muito seguro. Então resolvemos trabalhar primeiramente com os alunos monitores que são na faixa de 50 alunos voluntários que cuidam dos UCA's e ajudam os professores em sala. No cursinho que fizemos com eles passamos noção de internet, conexão, kword, excel, emails, soluções de problemas com as máquinas e outros.  Após isso usamos com frequência nas aulas fazendo o trabalho que foi feito com os monitores.

Dificuldades
Várias dificuldades foram encontradas no trabalho com os Uca's, porém a conquista poderá ser maior. Dentre as dificuldades posso citar a falta de capacidade das máquinas que faz com que perdamos muito tempo em ligar e desligar sem contar com programas que demoram para abrir. Temos também tido muito trabalho no que diz respeito ao controle do que acessar, pois os alunos ficam muito bem comportado com as máquinas que podemos nos enganar pensando as vezes que eles estão fazendo as tarefas propostas. E com certeteza a maior dificuldade é a nossa inexperiência em trabalhar com as máquinas tanto no que diz respeito aos atalhos para perceber quando o aluno não está estudando . quanto em metodologias eficazes. Os resultados não temos a certeza, mas podemos perceber e arriscar que são as melhores ferramentas que já tivemos para uma boa aprendizagem. Muitos alunos se enganarão e muitos chegarão em um nível muito bom de escrita e leitura.
Outras dificuldades que impede muito o desenrolar dos trabalhos é a falta de conhecimento das tecnologias por parte dos alunos. Eles já sabem alguma coisa, porém quando o uso está relacionado com o aprendizado parece que eles nunca viram um computador. Para fazer o login no blog é preciso do email. Eles dão o login do orkut que não é obrigatoriamente um email. Um outro exemplo é de saber usar emails que parece ser uma barreira muito grande. Superado tudo isso é hora de partir para a escrita (produção). Aparecem então os erros de digitação. Não falo  de erros ortográficos, falo do uso de til no "o" em vez de til no "a", letras minúscula no início do texto e outros. Percebe-se que o problema está na digitação.
Acredito que mesmo com essas dificuldades poderemos aumentar o nível de muitos alunos e com certeza vários se enganarão até acharmos a receita para fazer todos estudarem com as máquinas.

Enquetes